A FAMÍLIA É O PONTO DE ENCONTRO E A IGREJA ESTÁ CONVOSCO.
Todos vocês formando suas famílias, com a graça de Cristo, fizeram esta escolha corajosa: não usar a liberdade para si mesmos, mas amar as pessoas que Deus colocou ao seu lado. Em vez de viver como “ilhas”, vocês se colocaram “ao serviço uns dos outros”. Desta forma, a liberdade é vivida na família. Não há “planetas” ou “satélites”, cada um viajando em sua própria órbita. A família é lugar de encontro, de partilha, de sair de si para acolher os outros e estar perto deles. Nunca se esqueça que a família é o primeiro lugar onde se aprende a amar.
Irmãos e irmãs, enquanto reafirmamos isso com grande convicção, sabemos bem que, de fato, nem sempre é assim, por muitas razões e em muitas situações diferentes. E assim, precisamente enquanto afirmamos a beleza da família, sentimos mais do que nunca que devemos defendê-la. Não nos deixemos contaminar com os venenos do egoísmo, do individualismo, da cultura da indiferença e da cultura do descarte, perdendo assim o seu “DNA” que é a hospitalidade e o espírito de serviço. Esta é a própria fisionomia da família: o acolhimento, o espírito de serviço dentro da da mesma.
A Igreja está convosco, aliás, a Igreja está em vós. De fato, a Igreja nasceu de uma Família, a de Nazaré, e é composta principalmente de famílias. Que o Senhor vos ajude todos os dias a permanecer na unidade, na paz, na alegria e também na perseverança nos momentos difíceis, essa perseverança fiel que nos faz viver melhor e que mostra a todos que Deus é amor e comunhão de vida.
JESUS MARIA E JOSÉ!
NOSSA FAMÍLIA VOSSA É!
Pe. Wildson Kruschewsky Santana
Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Eunápolis